Eu era uma criança bem conversadeira e curiosa, ainda mais quando o assunto era cozinha. Ficava andando atrás da minha mãe, perguntando o que ela estava fazendo. E sempre queria ajudar, mexer em tudo, aprender as fazer as receitas. Sorte minha que ela teve toda a paciência necessária e jamais me desestimulou. Muito pelo contrário: quando ela estava na cozinha, lá estava eu, coladinha ao lado dela, me sentindo maravilhosa em ser a grande parceira de culinária da mulher que mais admiro no mundo. E essa é uma das melhores memórias que tenho da infância. Naturalmente, cresci e continuei cozinhando com o apoio e estímulo da minha mãe. Quando já podia mexer no forno e fogão sem perigo, aprendi a ler e interpretar as receitas e comecei a cozinhar sozinha. As minhas primeiras receitas foram bolos, tortas e sobremesas. E um dos bolos que eu amava fazer (por causa dos sabores) era o Floresta Negra.
Sempre gostei de chocolate. E o uso das cerejas e da calda para molhar o bolo davam um sabor tão diferente e interessante, que fiquei encantada. Repeti essa receita algumas vezes durante a adolescência, mas por algum motivo, ela ficou guardada por lá. Resolvi então revisitar esse clássico e preparei o Floresta Negra essa semana.
Para me ajudar com a receita, recorri aos conhecimentos da minha amiga Ana Carol. Ela recomendou as receitas dos chefs Alvaro Rodrigues e Isamara Amâncio. No entanto, na hora de executá-la, eu acabei fazendo um bolo de chocolate que sempre faço aqui em casa, com manteiga e iogurte. Apesar da massa do bolo ser amanteigada e bem achocolatada, depois de montar e ir na geladeira, o Floresta Negra ficou uma delícia! Acredito que uma massa de pão de ló ou com óleo, ao invés de manteiga, seria mais adequada pois o bolo ficaria mais leve e fofinho. Só tenho a dizer que o Bolo Floresta Negra com certeza voltou para ficar! Veja a receita:
Bolo Floresta Negra

Ingredientes
Para o bolo
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de cacau em pó (usei cacau em pó alcalino 100%)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
- 1 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
- 3 ovos
- 1 potinho de iogurte natural (200g)
- 1 xícara de leite
- manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar a forma
Para o recheio e decoração
- 500ml de creme de leite fresco (para chantilly)
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 1 vidro de cerejas ao marasquino
- Cerejas frescas e 150g de chocolate em barra para decorar
Modo de preparo
Para a massa:
- Separe os ingredientes, deixando que os gelados fiquem em temperatura ambiente (mantenha apenas o creme de leite fresco na geladeira). Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o fermento dentro da mesma tigela, misture e reserve.
- Coloque o forno para aquecer a 180 graus. Unte e enfarinhe com chocolate uma forma redonda alta de 15cm de diâmetro.
- Na batedeira, bata a manteiga amolecida até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata até misturar bem. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
- DICA: Se a manteiga não estiver mole, corte-a em cubos e leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos, até amolecer.
- Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o iogurte e o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.
- Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a forma preparada. Nivele a massa girando a forma rapidamente sobre a mesa.
- Leve o bolo para assar a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar o ponto. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos antes de desenformar. Desenforme o bolo aguarde esfriar completamente para montar as camadas.
Para o recheio:
- Separe o líquido das cerejas em calda numa tigela, pois ele será utilizado para molhar o bolo. Pirque grosseiramente essas cerejas e reserve.
- Na batedeira limpa, junte o creme de leite fresco com 2 colheres de açúcar refinado e bata até o ponto de chantilly e reserve.
Montagem do bolo:
- Corte o bolo em duas fatias. Coloque uma fatia sobre o prato onde o bolo vai ficar e, com ajuda de um pincel, umedeça com metade da calda da cereja.
- Espalhe as cerejas picadas sobre o bolo umedecido e em seguida espalhe 2/3 do chantilly.
- Em seguida, coloque cuidadosamente a outra metade do bolo, para que fique bem retinho. Umedeça com o restante da calda e dê os toque finais. Decore com o restante do chantilly, raspas de chocolate e cerejas frescas.
- Leve à geladeira por algumas horas antes de servir. Delicie-se!
Natalia
07 d fevereiro d 2018, às 11:55.
Essas memórias são lindas. Também tenho boas recordações de infância com a culinária. O bolo parece maravilhoso!
leiliane
12 d fevereiro d 2018, às 12:21.
obrigada pela visita e pelo comentário, Natalia! Abração!
Lídia
02 d fevereiro d 2018, às 14:25.
Estou encantada em como seu bolo ficou maravilhoso! Que vontade de provar suas comidinhas deliciosas de novo hahaha.
Beijos
leiliane
12 d fevereiro d 2018, às 12:26.
Obrigada Lídia! Quando viajar para cá, pode vir aqui provar das minhas comidinhas. Abração e muitas saudades.
Letícia
30 d janeiro d 2018, às 08:50.
O bolo está lindo, mas eu me comovi mesmo foi com a homenagem que você fez à sua mãe (e com o comentário dela logo abaixo do post). Espero que eu consiga fazer o mesmo pelos meus filhos. Beijos, querida.
leiliane
12 d fevereiro d 2018, às 12:30.
Não tenho dúvidas de que seus filhos terão memórias como essa, Letícia! Obrigada pelo carinho e por estar sempre passeando por aqui. Um grande abraço
Glaci
29 d janeiro d 2018, às 17:52.
Oi filha quanta recordação boa pude deixar pra você. Eu bem sabia que posteriormente nós teríamos uma exemplar confeiteira na família. Não só confeiteira mas uma exemplar mulher cheia de qualidades em todas as áreas. Grande beijo e saiba que minha admiração por você não tem limites. Mamãe te ama muito. Feliz semana!
leiliane
12 d fevereiro d 2018, às 12:31.
Mãe, te amo!
Ana Carol Crocks
29 d janeiro d 2018, às 11:19.
Leili do céu, que lindo que ficou seu bolinho!!!
Parabéns pelo bolo e pelo seu post, como sempre, muito bem escrito.
Até eu apareci por aqui, que legal!!! Amei!!! Muito obrigada pelo carinho.
Beijos
leiliane
12 d fevereiro d 2018, às 12:35.
Crocks, muito bom sempre poder contar com sua ajuda nessas empreitadas bolísticas! Ter uma amiga consultora para esses assuntos é muita riqueza. Obrigada pela contribuição. Abração e volte sempre por aqui.
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas