Bolo invertido de laranja

15 de janeiro de 2019 | Bolos e Quitandas

O ano de 2018 foi muito proveitoso, especialmente em dois aspectos que valorizo muito: relacionamentos e criatividade. Durante os últimos meses recebemos muitas visitas em Londres – amigos queridos e também familiares, incluindo minha mãe. Isso me trouxe muita alegria, pois gosto de estar perto de gente querida, de cultivar boas relações e mostrar Londres para aqueles que tanto amo. Também foi um ano especial ao lado do meu marido, sempre compreensivo, amoroso e parceiro de muitas aventuras. No campo da criatividade, meu foco continuou sendo a fotografia de comida. Para me desenvolver, dediquei parte do meu tempo fazendo cursos que mudaram bastante a minha forma de perceber a arte. E esse bolo de laranja é uma receita que fiz para um exercício de fotografia de comida.

Postei a foto do bolo no instagram e muitas pessoas acharam ela linda. Também me perguntaram se o bolo era realmente tão gostoso quanto bonito. E esse é um dos maiores conflitos da fotografia de comida. Meu objetivo com ao fazer esse bolo de laranja era ter criar um visual atrativo com que tivesse a fruta, e a combinação de cores alaranjado e azul na composição da imagem. Mas mantenho uma política de fotografar alimentos de verdade, que dá para comer antes e depois da sessão de fotos.

Confesso que não esperava que o bolo fosse muito gostoso, poi imaginei que as laranjas ficariam com sabor amargo e deixariam o bolo com uma umidade excessiva. Mas a verdade é que me enganei. Esse bolo é simples de fazer e o resultado é surpreendente. O truque para deixar as laranjas bonitas e saborosas é polvilhar um pouco de açúcar cristal na assadeira. Ele carameliza, deixa as laranjas adocicadas e com uma cor bem bonita. 

Veja a receita a seguir:

Bolo invertido de laranja

Bolos e Quitandas

Rende 10 fatias

Bolo invertido de laranja

Ingredientes

    Para a montagem da assadeira
  • 3 laranjas sem casca cortadas em fatias
  • 1 colher de sopa de manteiga para untar
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo para enfarinhar
  • 2 colheres de sopa de açúcar
    Para a massa do bolo
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga
  • Raspas da casca de 1 laranja
  • 3 ovos
  • 1 xícara de iogurte natural
  • Opcional: 1 colher de sopa de sementes de papoula

Modo de preparo

  1. Organize todos os ingredientes 30 minutos antes de iniciar o bolo, pois devem estar em temperatura ambiente.
  2. Coloque o forno para preaquecer a 180 graus. Prepare uma assadeira redonda com aproximadamente 25cm de diâmetro. Unte com uma camada bem generosa de manteiga e enfarinhe. Em seguida polvilhe o açúcar no fundo da assadeira. Descasque e corte 3 laranjas em fatias de 1cm. Deixe para colocar as fatias de laranja quando a massa estiver pronta.
  3. Peneire junto a farinha, maisena, fermento em pó e sal. Reserve.
  4. Na batedeira, coloque o açúcar, as raspas de laranja, a manteiga e bata bem até obter um creme fofo e claro. Adicione os ovos, 1 a 1, e continue batendo entre cada adição.
  5. Acrescente as farinhas peneiradas e o iogurte e bata em velocidade baixa, somente até misturar. Se tiver sementinhas de papoula, acrescente ao final, e a massa está pronta.
  6. Disponha as fatias de laranja no fundo da assadeira, organizando-as para que fiquem bem bonitas. Procure não deixar muito espaço entre elas. É importante que se forme apenas 1 camada.
  7. Despeje a massa do bolo sobre as laranjas e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito e se ele sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver morno, quase frio, é hora de desenformar com cuidado para soltar as laranjas do fundo. Sirva o bolo frio, com uma xícara de chá ou café vai muito bem!
https://www.leiliane.com.br/bolos-e-quitandas/bolo-invertido-de-laranja/

3 Comentários

  • Monica Sguerri

    25 d fevereiro d 2019, às 22:09. Responder

    Uau! Amei a novidade! Será colocado no meu buffet como sobremesa, super criativo!
    Se eu puder dar uma dica… pediria para fazerem mais cardápios vegano no churras…

    • Leiliane

      26 d fevereiro d 2019, às 14:02. Responder

      Que bom que gostou Monica. Abraços e volte sempre por aqui

  • Júlia

    19 d fevereiro d 2019, às 20:54. Responder

    Amo receitas simples como essa! Estou aprimorando no mundo da gastronomia/confeitaria com sites que me ensinam coisas deliciosas e fáceis assim! Vi 10 receitas de bolo em um post esses dias, fiz todas e deram super certo. Estou aprendendo muito. Obrigada.

Comente