Durante o mês de junho compartilhei no instagram algumas receitas inspiradas pelo tema de festa junina. Algumas receitas tradicionais, como curau e canjica. E pra variar um pouco, adaptei algumas receitas e ideias. Certa vez a Lídia, minha amiga do grupo de culinária, levou um bolo de paçoca maravilhoso numa de nossas festas juninas. Procurei e remexi a internet em busca dessa receita. Encontrei muita coisa interessante, mas me deparei com um empecilho: não tinha como sair para comprar paçoquinha durante o lockdown.
Além disso, eu buscava um bolo mais suave no açúcar, bem gostoso e com os ingredientes que eu tivesse disponíveis em casa. Havia pasta de amendoim e amendoim torrado na dispensa. Então o jeito foi o pé-de-moleque e o sabor de amendoim torrado e caramelo tão característico desse doce típico das festas juninas. Resolvi fazer um bolo amanteigado com a pasta de amendoim na massa. Para cobrir o bolo, preparei um chantilly com caramelo salgado. E para trazer a crocância, fiz um pralinê de amendoim, quebrei e coloquei um pouquinho em cima do bolo. Foi um sucesso! O bolo ficou super macio e saboroso. Na verdade, estou pensado em fazer o bolo novamente essa semana, pois só de pensar, deu vontade de comer uma fatia.

Bolo pé-de-moleque
Ingredientes
- Para a massa
- 150g manteiga
- 50g pasta de amendoim
- 170g açúcar cristal
- 3 ovos
- 240ml leite
- 240g farinha de trigo
- 75g maisena
- 1 colher sopa fermento químico
- Para a cobertura
- 200g creme de leite fresco batido em chantilly
- 100g caramelo salgado (ou doce de leite)
- 150g de crocante de amendoim torrado (ou pé-de-moleque)
Modo de preparo
- Separe todos os ingredientes. Unte e enfarinhe a assadeira redonda de aproximadamente 27cm de diâmetro. Coloque o forno para aquecer a 180°C.
- Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a pasta de amendoim até obter um creme fofo.
- Com a batedeira ligada em velocidade média, adicione os ovos, um a um, batendo para incorporar os ovos entre cada adição.
- Pare a batedeira e inclua de uma vez o leite, a farinha de trigo e a maisena e bata rapidamente só para misturar.
- Por fim, coloque o fermento e misture. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até ficar assado.
- Desenforme o bolo quando estiver morno e deixe esfriar completamente antes de finalizar.
- Na hora de servir, prepare um chantilly com creme de leite fresco. Adicione o caramelo e misture delicadamente. Cubra a superfície do bolo com esse creme e decore com pedacinhos crocantes de amendoim torrado com açúcar ou pé-de-moleque.
- Aproveite!

Jennie
30 d outubro d 2020, às 21:27.
Encontrei um novo blog favorito agora. Obrigado!
Yamily
29 d agosto d 2020, às 10:20.
Acho que essa é a torta mais linda que já vi!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas