Dia desses me deu uma vontade de comer um refogado de abóbora com quiabo. Gosto da abóbora cabotiá ou japonesa, aquela com a casa bem grossa e verde escura e a polpa bem alaranjada. Acho a cabotiá mais saborosa e adocicada. E de textura mais cremosa também. Minha predileta!
Pedi ao meu marido que fosse comprar os ingredientes. A abóbora estava tão boa que ele comprou 1 inteira. Como dava trabalho pra descascar, resolvi fazer o serviço logo de uma vez. Com ajuda do Daniel, descascamos a abóbora toda, tiramos as sementes e cortamos em cubos. Fiz meu refogado no almoço. E para o jantar preparei uma sopa creme de abóbora que me surpreendeu.
Ficou uma delícia! Super saborosa, cremosa e aveludada. Com o que sobrou da abóbora cozida eu fiz um purê simples e congelei para pratos futuros. Veja a receita:
Sopa creme de abóbora cabotiá
Ingredientes para a sopa
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados grosseiramente
1 pimenta de cheiro cortada pela metade
1 cebola cortada em pedaços grandes
1 folha de louro
1 talo de salsão
2 xícaras de abóbora cabotiá descascada e cortada em cubos
1 litro de água fervente
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
1. Coloque a água para aquecer numa chaleira ou panela à parte. Descasque e pique todos os ingredientes. Numa panela funda em fogo médio, coloque o azeite, o alho, a cebola, a pimenta e o louro. Refogue bem até a cebola amolecer.
2. Acrescente o salsão e a abóbora e vá refogando e mexendo até que a abóbora comece a ficar dourada. Acrescente a água quente e reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente por uns 20 minutos.
3. Retire a tampa e verifique com um garfo se a abóbora já está bem cozida. Após cozida, utilize um liquidificador, processador ou mixer para triturar a sopa.
4. Volte para panela e deixe cozinhar mais alguns minutos em fogo baixo até obter um creme. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto.
Guarnição:
100g de bacon em cubinhos
1 cebola cortada em rodelas finas
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
Salsinha e cebolinha frescas picadinhas
Numa frigideira rasa, refogue 100g de bacon em cubinhos até ficarem sequinhos. Acrescente a cebola e a pimenta e deixe refogar junto com o bacon até ficarem bem murchas e douradas. Ao servir a sopa, acrescente este refogado, salsinha e cebolinha picadinhas e voilá! Uma delícia!!!!
Curiosidade: A abóbora cabotiá, é também conhecida como abóbora japonesa, jerimum ou moranga. Ela não é muito calórica e possui baixo índice glicêmico. Rica em betacaroteno, vitaminas A, C e E, é fonte de fibras e seu consumo faz muito bem para a saúde. Fonte: Test Drive Gastronômico
Maria da Conceição Figueira Caires
13 d fevereiro d 2017, às 18:05.
Já fiz sopa duas vezes sem bacon, porém mesmo assim ficou maravilhosa.
Magna
21 d junho d 2016, às 12:43.
Gente, mão precisa sofrer descascando a abóbora cabotiar, a casca dela é muito saborosa e nutritiva. É só lavar muito bem e aproveitar a casca também na receita. Eu fiz essa receita com casca e tudo e ficou muito bom!!
EVANI CARNEIRO
23 d agosto d 2018, às 11:36.
Uma delícia Obrigado linda
EVANI CARNEIRO
23 d agosto d 2018, às 11:36.
Uma delícia Obrigado linda
Renoaldo Kazmarek
17 d junho d 2016, às 12:46.
Sempre que uso abóboras, asso no micro-ondas. Vinte minutos são suficientes para amolecê-las. Fica muito fácil utilizá-las depois. Abraço!
Adriana
05 d fevereiro d 2015, às 17:43.
Adorei a receita, mas para cascar a abobora sem sofrimento, basta colocar uma panela com água suficiente para cobrir a abobora no fogo, quando estiver fervendo, coloque a abobora dentro, deixe até levantar fervura, tire do fogo e pronto,a casca fica macia e dá para cascar com facilidade.
leiliane
08 d fevereiro d 2015, às 18:04.
Obrigada pela dica Adriana. Abraços e volte sempre por aqui.
Rosana Maria
20 d novembro d 2013, às 18:31.
Hum!!! Que delícia! Essa receita foi a eleita para eu iniciar novos pratos (preciso treinar com pratos mais fáceis de modo que fique feliz com o resultado e não perca a esperança de ser um boa chef). Que pretenciosa hein!! Meus parabéns pelo seu site, pois transmite muito carinho e capricho em cada receita.
leiliane
21 d novembro d 2013, às 09:20.
Olá Rosana,
Obrigada pela visita ao blog. Fico muito feliz que tenha gostado. Quando fizer a sopa me conte o resultado. Um abraço e volte sempre.
May
08 d setembro d 2013, às 19:38.
Oieee
Adorei sua matéria e sua receita!
Ficou muito nhaamiii nhamiiii de saborosa! rsss
Parabéns pelo site!
Bjuss
Danielle Carneiro
27 d agosto d 2013, às 11:03.
Leili, parece deliciosa sua sopa!
Uma dica da Rita Lobo: em vez de sofrer descascando a abóbora, apenas lave a casca direitinho,corte-a em pedaços grandes e leve ao forno com os temperos que desejar. Além dela ficar bem mais saborosa do que cozida, depois é só retirar a popa cozida e dispensar a casca.
De qq forma, a casca assada também fica muito gostosa!
Bjs
leiliane
27 d agosto d 2013, às 15:45.
Muito inteligente a solução da Rita Lobo. Assar a abóbora intensifica ainda mais os seus sabores. Realmente facilita a vida.
Obrigada pela dica Dani. Da próxima vez farei assim.
Natalia
26 d agosto d 2013, às 11:00.
Sou louca por sopa de abobora com cebola, adicionando pimenta então…deve ter ficado uma delícia.
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas