Um dos meus lugares prediletos em Londres é o Borough Market (já devo ter falado isso antes por aqui). É super legal, não somente pela variedade de ingredientes, produtos e comidinhas, mas também por oferecer outros atrativos. No Market Hall sempre há demonstrações culinárias super interessantes, que geralmente ocorrem no horário do almoço. Numa das vezes em que estive lá, a demonstração do dia foi realizada pela chef Jenny Chandler e o assunto era Lentilha. A aula foi excelente. Jenny explicou sobre os tipos de lentilhas, sobre os benefícios de consumi-la e deu dicas e receitas super bacanas para incluirmos as lentilhas no nosso cardápio.
Lentilhas são consideradas um super alimento, pois são ricas em proteínas, fibras, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. São facilmente encontradas no comércio, têm um preço acessível e dá pra preparar muitas receitas com esse ingrediente. O sabor e a textura das lentilhas são muito agradáveis e permitem diversas combinações. Ficam muito boas em preparos de sabores leves e também mais intensos com a adição ervas e especiarias. Recomenda-se que as lentilhas sejam deixadas de molho antes do cozimento para ajudar na digestão e na absorção dos ingredientes. Além disso, cozinham mais rápido! Depois da aula, já fiz lentilhas várias vezes em casa (estou empolgada :D). Hoje vou compartilhar a receita de uma sopa de lentilhas vegetariana super simples e saborosa. Espero que você goste! Confira a receita:
Sopa de lentilhas

Ingredientes
- 200g de lentilhas
- 4 xícaras de água fria para colocar as lentilhas de molho previamente
- 2 dentes de alho
- 1 colher de café de sal
- 1 pimenta de cheiro
- 1 colher de sobremesa de cúrcuma ou açafrão da terra
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- 5 xícaras de água fervente
- salsinha e cebolinha
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 fio de azeite
- gotinhas de limão
- torradinhas para acompanhar
Modo de preparo
- Coloque as lentilhas de molho na água fria por 1 hora. Enquanto isso, prepare os demais ingredientes.
- Higienize e descasque os ingredientes. Utilizando um pilão ou um mini processador, prepare uma pasta com o alho, o sal, a pimenta de cheiro, a cúrcuma e reserve.
- Corte a cebola e a cenoura em cubos pequenos. Coloque 5 xícaras de água para aquecer.
- Após o tempo de molho, descarte a água das lentilhas, passe-as rapidamente pela água corrente e escorra.
- Numa panela alta que tenha tampa, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a pasta de alho. Junte a cebola e a cenoura picadas, as folhas de louro e deixe refogar um pouco mais, até a cebola ficar macia.
- Adicione as lentilhas e a água quente. Assim que atingir fervura, reduza o fogo e tampe a panela, deixando-a entreaberta. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, olhando e mexendo vez por outra, até que as lentilhas estejam bem macias. Se o caldo estiver muito ralo, aumente o fogo e deixe reduzir um pouco até ficar mais denso.
- Para finalizar, experimente o tempero, adicione sal e pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo, acrescente cheiro verde picadinho na hora, algumas gotas de limão e sirva com um fio de azeite.
Geraldo
01 d julho d 2020, às 03:31.
Leili, bom dia!
Sou também do Triângulo e tenho notado muitas identidades gastronômicas com suas receitas de Tupaciguara, que remetem-me à infância, nos anos 60, em Araguari.
É o caso da broinha de canjica, do pão de queijo e das quitandas em geral, além de diversas receitas salgadas.
Assim, gostaria de conhecer sua versão para o quibebe e o arroz com lentilhas.
Obrigado!
Rosana
29 d julho d 2017, às 21:25.
Hum! Deu água na boca! Vou experimentar fazer.
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas