Já falei diversas vezes aqui das receitas da minha avó Maria. Uma das que mais gosto de fazer é a almôndega mista, uma bolinha bem temperada e macia, feita da mistura de carnes bovina e suína. Um dos segredos dessas almôndegas é utilizar carne fresca (carne que já foi congelada não fica muito gostosa). Outro segredo é a combinação dos temperos: sal, alho, cebola, vinagre pimenta do reino, e pimenta bode. A pimenta bode dá um sabor super especial a pratos com carne de porco. A vovó cozinhava essas almôndegas em temperatura baixa, imersas em óleo (uma técnica chamada confit, que confere maciez e muito sabor ao alimento). Para fazer no dia-a-dia, eu uso só um fio de azeite e refogo as almôndegas na frigideira antiaderente. O resultado é ótimo e mais saudável. E elas podem ser servidas como aperitivo, com macarrão, para recheio de sanduíches… Ficam uma delícia! Veja a receita:
Almôndega mista da vovó Maria

Ingredientes
- 250g de maminha bovina moída
- 250g de pernil suíno moído
- 2 dentes de alho
- 1 cebola média
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 pimenta bode (se preferir um sabor menos picante, use somente a casca da pimenta e despreze as sementes)
- pimenta do reino a gosto
- 1 colher de vinagre branco
- 1 fio de azeite
Modo de preparo
- Num pequeno processador, processe o alho, a cebola, o sal e a pimenta bode. Se não tiver o processador, amasse o alho com o sal e a pimenta, e rale a cebola.
- Numa tigela, junte as carnes moídas com o tempero preparado, a pimenta do reino, o vinagre e misture bem. Modele as bolinhas em tamanhos iguais (eu uso como medida uma colher de sobremesa).
- Depois de modeladas, você pode congelar as bolinhas em porções, em saquinhos bem fechados (duram até 3 meses).
- Para preparar as almôndegas, aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque 1 fio de azeite e acomode as bolinhas. Vá virando as bolinhas à medida que o lado de baixo ficar dourado. Quando o fundo da frigideira estiver bem sujinho da borra de carne, pingue um pouquinho de água e tampe, para ajudar no cozimento. Estarão prontas quando bem coradas em volta e cozidas por dentro. Elas ficam muito saborosas!
- Neste dia eu servi as almôndegas como aperitivo, acompanhadas de farinha de mandioca crocante, pimenta tabasco e uma cerveja bem gelada!
Fla
28 d abril d 2015, às 11:45.
Leiliane, que delicadez essas almondegas!
Nunca fiz com carne mista, até porque dificilmente encontro carne suína moída para comprar e quando resolvo fazer algo vai no processador mesmo. Mas achei sua dica super preciosa! Vou fazer e te conto!
Beijos,
Fla