Certa vez comi uma carne louca deliciosa, prepara pela minha amiga Dani! Ao perguntar sobre a receita, ela disse ter feito a do Teretete na cozinha. E ao pesquisar a receita da carne louca no blog da Teresa, vi que ela fez a receita de outro blog, adaptado de outro blog. Então essa receita vem vindo e se transformando… Cada um dá seu toque especial.
E a carne louca é realmente muito prática: uma carne desfiada, guarnecida com temperos e levada à geladeira para apurar o sabor. Serve para preparar sanduíches, macarrão, mexidão, recheio para torta, crepe e panqueca, e o que mais sua imaginação permitir. Então vale a pena experimentar! Veja a receita com minhas adaptações:
Carne louca
Ingredientes:
2 kg de carne de segunda (usei acém) em cubos grandes
3 folhas de louro
1 cebola grande cortada em rodelas finas
1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
1 pimentão amarelo cortado em tiras finas
6 dentes de alhos picados em lâminas finas
2 colheres de sopa de azeite
Cheiro verde picado
3 colheres de sopa de shoyu
1/3 de xícara de vinho branco
1 cubinho de caldo de carne
1/2 xícara de molho de tomate
1 pimenta de cheiro bem picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
1. Corte a carne em pedaços grandes e coloque a carne na panela de pressão. Cubra a carne com água e acrescente as folhas de louro.
2. Leve a panela ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora. Retire a pressão e verifique se a carne está bem macia (desmanchando). Se ainda estiver firme, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
3. Enquanto a carne cozinha, prepare os demais ingredientes: corte a cebola, os pimentões, o alho e o cheiro verde. Separe os demais ingredientes e temperos que serão usados.
4. Depois de cozida, desfie a carne ainda quente. Reserve a carne e o caldo do cozimento, descartando as folhas de louro.
5. Numa frigideira grande, refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida inclua os pimentões picados e continue refogando até ficarem macios. Acrescente então a carne desfiada e misture bem.
5. Com a chama baixa, junte a este refogado e vá misturando os demais ingredientes: o caldo de carne, o shoyu, a pimenta de cheiro, o vinho branco, o molho de tomate e o caldo do cozimento da carne. Experimente e ajuste o sal, e acrescente a pimenta do reino. Deixe o preparo apurar em fogo baixo alguns minutos.
6. Finalize com cheiro verde picadinho e está pronta sua carne. Você pode utilizar a carne nesse momento, quentinha. Ou guardar na geladeira, preferencialmente numa vasilha de vidro com tampa bem fechada.
maria de lurdes
24 d abril d 2019, às 10:19.
Amei a receita.
Maria de Lourdes
01 d outubro d 2018, às 10:07.
Meu Deus essa carne deve ficar uma delicia.
Teresa Newman
31 d outubro d 2014, às 21:26.
Leili essa carne é dos deuses, cada um aprimora com seu toque pessoal e ela só melhorando, o aspecto dessa sua que voce preparou está simplesmente divino.
leiliane
03 d novembro d 2014, às 08:51.
Olá Teretetê,
Obrigada pelo comentário. Receita ótima! Abração
Fla
28 d outubro d 2014, às 12:20.
Carne louca me lembra sabe o que? Dias no clube. Minha mãe para poupar tempo e grana, que era bem curta, fazia uma tigelada de carne louca, compra pães e refri e passávamos o dia comendo isso. E era tãooooo gostoso!
Gostei muito da receitinha e isso de cada um dar seu toque é muito bacana.
Beijos,
Fla – http://www.artenacozinha.com
leiliane
03 d novembro d 2014, às 08:55.
Olá Fla!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Abração pra vc!
Guloso & Saudável
27 d outubro d 2014, às 07:34.
Bom dia Leili,
Essa carne louca ‘aprimorada’ tem uma apetitosa aparência, sem dúvida proporcionou uma deliciosa refeição.
Beijo, boa semana,
Vânia
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas