Na minha família é comum comermos pernil assado em festas de fim de ano. Como o pernil é uma peça grande, requer mais tempo de preparo e mais gente para saboreá-lo. Por isso, é uma ótima pedida para fazer no Natal ou Ano Novo, quando se reunem muitos convidados ou uma grande família para a ceia. Uma coisa boa sobre a minha família é que todos nós cozinhamos. Meu irmão, Érico não foge à regra: pesca, prepara peixes e carnes muito bem. Ele tem sido o responsável por temperar nosso pernil de Natal e segundo ele, esse pernil é muito simples de fazer. E fica muito, muito gostoso! O pernil fica bem temperado, soltando do osso, suculento e delicioso.Veja as dicas e receita a seguir:
Escolha do Pernil
Ao comprar o pernil, escolha uma peça inteira, com osso, de até 5 kg. Pode até ser um pernil dianteiro, também chamado de pá. O pernil menor fica muito mais fácil de manusear, temperar e assar, e o tempero fica mais uniforme. Como é uma peça especial, o ideal é encomendar a peça para seu açougueiro com antecedência. Assim você consegue uma carne mais fresca e no tamanho que você deseja. Também é possível encontrar peças de pernil com osso congeladas no supermercado.
Tempero do Pernil
Para o tempero, o segredo é preparar uma marinada com itens bem básicos, incluindo sal, pimenta do reino, cebola, limão, pimenta de cheiro, salsinha e cebolinha. Aqui você pode incrementar dando seu toque especial. Carne de porco combina muito bem com ervas como alecrim e tomilho. Outra boa combinação são frutas cítricas como laranja e tangerina. A maçã também faz um belo par com carne de porco e pode ser uma boa pedida usar suco de maçã ou cidra para a marinada. Outro ponto importante do tempero do pernil é o tempo de marinar. O ideal para que a carne absorva o tempero por igual é ficar de 24 a 48 horas na marinada, bem embalado ou coberto dentro da geladeira.

Preparo do Pernil
O pernil deve ser assado lentamente para que a carne fique bem macia e suculenta. Aprendi com a minha mãe a assar o pernil embrulhado em papel alumínio em temperatura média por um tempo longo. Assim que o pernil estiver assado e macio, é a hora de dourar. Para isso é importante banhar o pernil com os sucos que soltaram durante o cozimento. Desta forma ele ficará cozido por igual, bem saboroso e suculento, desprendendo do osso.

O que servir com o Pernil
O pernil assado é o prato perfeito para servir em festas de fim de ano, pois combina bem com todas aquelas delícias que gostamos de comer: farofa, salpicão, maionese, arroz à grega e o que mais você puder imaginar. E aqueles pedaços pertinho do osso são super deliciosos. Para mim, o melhor é quando sobra pernil para o dia seguinte: perfeito para fazer sanduíches no nosso pão francês.

Veja a receita a seguir:
Pernil assado

Ingredientes
- 1 pernil com osso de até 5kg
- 1 colher de sopa de sal para cada kg de pernil
- 1 pimenta de cheiro (que não arde) para cada kg de pernil
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- suco de 3 limões
- 1 colher de chá pimenta do reino
- 1 punhado de salsinha e cebolinha
Modo de preparo
- Escolha um pernil menor, com até 5kg. Utilize 1 colher de sopa de sal para cada quilo de carne. No liquidificador, junte o sal, pimenta do reino, cebola, alho, pimenta de cheiro, salsinha e cebolinha e suco de limão. Bata bem os ingredientes.
- Disponha o pernil num recipiente que pode ir à geladeira. Perfure o pernil e tempere com a mistura preparada, esfregando bem o tempero na carne. Cubra com plástico filme e leve à geladeira para marinar por 24 a 48 horas.
- Após o período de marinada, remova o pernil da geladeira meia hora antes de assar. Coloque o forno para aquecer a 180 graus. Forre uma assadeira grande com papel alumínio. Acomode o pernil e cubra com papel alumínio, fechando bem as laterais.
- Leve ao forno 180 graus por aproximadamente 2 horas, para assar lentamente. Para verificar se está assado, enfie um garfo no meio do pernil, onde tenha bastante carne. Se estiver bem macio e não oferecer resistência, está cozido a contento.
- Remova o papel de alumínio e banhe o pernil com o caldo que se formou na assadeira. Aumente a temperatura do forno para 240 graus e coloque o pernil para dourar.
- Assim que estiver bem dourado, retire do forno, cubra novamente com o papel alumínio e deixe amornar por 10 a 20 minutos. Depois banhe o pernil com caldo que fica no fundo da assadeira e sirva da forma que desejar.
Regiane
26 d dezembro d 2020, às 21:26.
Que delícia que fica, fiz para o Natal e foi o melhor pernil que já comi,o tempero ficou muito bom e o pernil bem macio.obrigada por compartilhar.
Cláudio
20 d dezembro d 2020, às 12:22.
O pernil é com couro ou sem?
Leiliane
02 d fevereiro d 2021, às 07:31.
Sem
Li Viani
23 d dezembro d 2019, às 19:18.
Uma colher de sopa de sal para cada quilo fica salgado?
Leiliane
19 d fevereiro d 2020, às 04:50.
O sal é a gosto. Gosto de comida bem temperada e não tenho medo sal. Eu uso colher medidora padrão bem nivelada e funciona perfeitamente oara meu paladar. Pernil com osso, peça inteira é muito grande. Para o sal atingir todas as canadas da carne e ficar bem uniforme, é preciso generosidade. Se fosse uma carne pequena, sem osso, com certeza eu usaria outra proporção de sal por kg.
Por fim, o pernil que vc vai fazer é seu. Você decide o quanto de sal colocar. Se acha que vai ficar salgado, reduza a quantidade. É por sua conta e risco! Arrisque e seja feliz! Abraços
Franciane Helena Camargo de moura
10 d dezembro d 2019, às 19:55.
No forno Quantos minutos por quilo de pernil?
Leiliane
19 d fevereiro d 2020, às 04:54.
No detalhamento da receita eu coloque o tempo e como vc faz pra saber se já está pronto
Enéas Ramalho
05 d dezembro d 2019, às 18:12.
Obrigado!Vocês me salvaram! Tenho que fazer um pernil gigante,para 30 pessoas em minha casa.
Marcia
30 d novembro d 2019, às 18:25.
Quanto um.pernil perde de peso depois de assado , alguém sabe ?
maria de lurdes
06 d março d 2019, às 10:00.
Seu blog é maravilhoso Leile,obrigada pela receita.
Leny Ap Ferraz
21 d dezembro d 2018, às 12:30.
Tenho assado pernil,mas fica muito seco quero que fique bem macio e saboroso,pois o que eu faço só as beiradas ficam gostosos o meio fica seco e sem tempero
Mari
09 d dezembro d 2017, às 07:45.
Depois das 2h coberto com papel alumínio quantas horas fica mais até dourar?
leiliane
12 d dezembro d 2017, às 10:17.
Olá Mari,
O tempo para ficar dourado vai depender de cada forno. No meu, geralmente leva mais ou menos 1 hora. O importante é ficar de olho para não deixar tostar demais, pois o pernil pode acabar ficando seco.
JCSilva
21 d dezembro d 2014, às 00:43.
Parabéns pela receita..!!! Acho que uns dentes de alho amassados ficaria bom tb junto ao tempêro…kkk…..Abs.
Simone Oliveira
30 d dezembro d 2013, às 20:49.
Vou tentar fazer se ficar lindo e gostoso como o seu eu aviso. Beijos
Larissa Banister
15 d julho d 2013, às 03:19.
Menina seu blog é BELO, as fotos são maravilhosas, fiquei babando nesse pernil.
Querida vim te convidar para participar do nosso concurso de receitas, seria um prazer te ter na revista, me dê essa honra!
Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002
Beijos
Lari
leiliane
23 d julho d 2013, às 10:55.
Oi Larissa!
Obrigada pelo elogio e pela visita!
Vou ver o concurso.
Abraços
márcia
30 d maio d 2013, às 10:52.
espero que o que eu estou fazendo fique assimmmmm !!!!
Edivaldo
05 d maio d 2013, às 10:32.
Parabéns seu Blog me ajudou muito, ha tempos venho tendo problemas em fazer um bom assado de pernil. Vcs foram minha salvação.
Abraços.
edi
09 d abril d 2013, às 18:08.
hhhhuuuuuuuuuuummmmm, fiquei com agua na boca, vou fazer….
http://www.donatapioca.com.br
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas