Fui ao supermercado em busca de uma carne saborosa para preparar no fim de semana. Me deparei com preços bem salgados e resolvi procurar uma oportunidade de economizar e fazer algo diferente do usual. Havia uma promoção de picanha suína resfriada e temperada, em embalagem vácuo. Já havia experimentado alguns cortes suínos nesse estilo de outras marcas, mas nunca gostei do tempero – com sabor artificial. Resolvi então experimentar essa marca Prieto. A peça tinha aproximadamente 550g e custou por volta R$7,00. Me surpreendi, pois o tempero era bem suave, com sabor caseiro. Para fazer a picanha, dei meu toque com uma crosta de temperos e levei a peça ao forno. O resultado foi incrível: ficou suculenta, macia e bem saborosa. Veja a receita:
Picanha Suína ao forno
Ingredientes:
1 peça de picanha suína resfriada e temperada
1 colher de chá sal grosso
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de flocos de alho torrado
1 colher de café de sementes de pimenta do reino
1/2 colher de café de sálvia seca
1/2 colher de café de alecrim seco
1/2 colher de café de tomilho seco
1/2 colher de café de páprica defumada
Raspinhas da casca de 1 limão thaiti
1 colher de café de shouy
1 colher de café de mel
1 colher de café de azeite
Preparo:
1. Coloque o forno para pré-aquecer a 200 graus. Forre uma forma ou refratário com papel vegetal e reserve.
2. Retire a picanha suína da embalagem e lave bem para tirar o excesso de tempero. Seque a peça de picanha com papel toalha e coloque-a no refratário com a capa de gordura para cima
3. Num mixer ou mortar, junte o alho, pimenta do reino, sálvia, alecrim e tomilho. Triture ou macere até obter uma mistura grosseira e aromática. Em seguida, junte à mistura o sal, açúcar mascavo, páprica, raspas ca casca de limão, shoyu, mel e azeite.
4. Cubra a gordura da picanha com essa crosta de tempero, apertando bem com a mão para que o tempero grude na gordura. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.
5. A gordura da carne vai derretendo, e ao mesmo tempo que tempera a carne, a mantém úmida e suculenta. Para verificar se ela já esta pronta, enfie uma faca afiada ou garfo na carne. Se a carne não apresentar resistência e estiver bem macia, está assada.
6. Retire a picanha suína do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar. Sirva fatias finas da picanha suína acompanhadas de salada, farofa de banana, arroz, mandioca cozida, ou o que você desejar.
Se sobrar, corte fatias bem fininhas, aqueça e faça um delicioso sanduíche. É uma delícia!
Rodrigo
17 d janeiro d 2018, às 16:34.
Olá,
A picanha esta com uma cara ótima, primeira vez aqui no site. Tenho uma picanha em casa, mas nao comprei a da temperada porque eu prefiro temperar. Nesse caso, para combinar com os ingredientes que vc usou, como acha que deve temperar antes? Vinho?
Abraços
leiliane
22 d janeiro d 2018, às 13:52.
Olá Rodrigo!
Obrigada pela visita e comentário.
Como sugestão, tempere na noite anterior, misturando uma xícara de um vinho branco seco com os demais itens. Creio que ficará excelente!
Abraços e volte sempre por aqui.
kazuko
01 d abril d 2015, às 13:33.
Eu ninca fiz a picanha suina , mas quando vi as fotos que você colocou não resisti, comprei e vou fazer hoje , depois eu te conto . A marca é a mesma , mas vou experimentar . obrigada pela dica . bjs
leiliane
01 d abril d 2015, às 17:11.
Boa sorte no preparo, Kazuko!
Espero que dê certo!
Abraços e volte sempre.
Wolney Pereira
13 d dezembro d 2013, às 22:47.
Olá Leiliane!
Tudo bem?
Conforme já lhe disse gosto muito de cozinhar, e sempre estou dando uma olhada no seu blog.
Esta picanha deve ter ficado mesmo uma delicia, qualquer dia vou arriscar, depois te conto, rsrsr
Sabe que outro dia estive olhando umas fotos que você postou reunida em família fazendo pamonha, e diga se de passagem que é dos melhores programas para nós Tupaciguarenses, não é mesmo? Vi uma foto de sua tia, e me lembro dela, no tempo que vivi em Tupaciguara.
Eu era garoto, e meu primeiro emprego foi no supermercado Pioneiro do Sr. Jose Galino, não sei se você conhece, mas sua tia, deve conhecer com certeza, pois ela ia muito lá fazer compras, tenho muita saúde desta época!
Ela ainda vive em Tupaciguara?
grande abraço
Wolney Pereira
leiliane
15 d dezembro d 2013, às 11:58.
Olá Wolney,
Me lembro do Pioneiro sim. Fui muitas vezes lá quando era pequena. Que legal você ter trabalhado lá.
Era um dos únicos mercados da cidade.
Algumas pessoas da minha família moram em Tupaciguara e outras se mudaram para Uberlândia.
Esse ano passarei o Natal lá.
Abraços e boas festas pra vc e sua família!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas