Cheiro Verde – meu primeiro livro de receitas

16 de fevereiro de 2022 | Sobre culinária e gastronomia

Algumas das perguntas que meus amigos sempre me fizeram é: como você aprendeu a cozinhar ou quem te ensinou a cozinhar?

Quando penso nas respostas para essas perguntas, só me vem uma palavra na cabeça: família. Meus pais cozinham muito bem e sempre me incentivaram a cozinhar. Também tive a oportunidade de morar com minhas avós e observá-las cozinhando pacientemente e juntando a família na cozinha para partilhar o alimento e a vida.

Cozinhar sempre esteve entrelaçado à minha existência. Na rotina ao redor de pias, fogões, mesas e barras de saias, foram construídas inúmeras memórias em torno da culinária da minha família. Ao contar essas histórias para alguns amigos, surgiu a ideia de escrever um livro com as receitas que aprendi com minhas avós.

O livro se chama Cheiro Verde – memórias e receitas de família. Testei e retestei as receitas, fotografei e escrevi o livro entre 2018 e 2021. Muitas pessoas me deram as mãos, compartilhando seus saberes e seu tempo para realização desse projeto.

Depois do conteúdo pronto, tiveram revisões de texto com Helena e Zilda. E a elaboração do projeto gráfico do livro, com todas as suas cores e formas para suportar o conteúdo, feito pela Natália. Finalmente o arquivo ficou pronto para imprimir em outubro de 2021. Que alegria!

Cheiro Verde é uma coleção de memórias e receitas de familia que escrevi em homenagem às minhas avós. De familia mineira, muitos saberes e aprendizados são compartilhados na cozinha, onde todos se reúnem e são sempre acolhidos com café, quitutes, muita prosa e comida boa. É um livro de receitas de comida cotidiana, bem mineira e saborosa: quitandas e quitutes, pratos simples e populares para as principais refeições e um apanhado de doces e sobremesas.

O livro Cheiro Verde é em tamanho A4, medindo aproximadamente 21x29cm. Feito em capa dura, bem bonito e colorido, com a temática voltada para o universo das minhas avós – crochês, colchas de tear e coisas da roça. Cheiro Verde está recheado de fotos e gostosuras, impresso em alta qualidade. Cada receita tem sua imagem que foi cuidadosamente pensada e fotografada por mim. Algumas receitas tem imagens até do passo-a-passo.

Agora que o livro está prontinho para ser impresso, preciso da sua ajuda! Essa parte gráfica é bastante desafiadora para autores independentes como eu. Para realizar a impressão dos livros, é necessário fazer o pagamento à vista junto à gráfica para que ela iniciei o processo de impressão e montagem dos livros. Após o pagamento, leva em torno de 30 dias até que os livros sejam impressos e entregues. Desta forma poderei enviá-los aos leitores. Você receberá seu livro em cerca de 30 dias após a compra.

Como comprar seu livro Cheiro Verde:

O livro entra em pré-venda a partir de 16/02/2022 e nesta edição especial serão impressos somente 250 exemplares. Siga para a Loja da Leili e efetue a compra de seu livro: COMPRE AQUI



3 Comentários

  • Elizangela Vieira Machado

    29 d abril d 2022, às 17:05. Responder

    Leiliane,

    Seu livro é lindo! As receitas são tão bem explicadas que até parece fácil cozinhar.
    Adorei as fotos e as memórias da família.

    Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Abraços,

  • Leticia

    20 d fevereiro d 2022, às 15:16. Responder

    Parabéns pela publicação! Poderia informar o índice/lista de receitas do livro, por favor.

    • Leiliane

      14 d março d 2022, às 15:10. Responder

      Olá Letícia, tudo bem?
      O livro Cheiro Verde contém mais de 60 receitas do cotidiano da tradição mineira e caipira. Todas com fotografia, organizadas nos seguintes capítulos:
      – Quitutes e Quitandas (pão de queijo, broinha, pamonha, bolos,etc)
      – Arroz com feijão (receitas básicas e mais elaboradas com esses dois ingredientes: arroz branco, feijão, tutu, tropeiro, galinhada, arroz com suã, etc)
      – Carnes (carne de lata, linguiça, carne de panela, frango assado, etc)
      – Mistura (verduras e legumes refogados, saladas e outros acompanhamentos para as principais refeições)
      – Comida acolhedora (dicas e receitas para aqueles momentos em que precisamos de um cuidado a mais)
      – Doces e sobremesas (doces de compota, pudim, manjar, doce de leite e etc).

      Espero que goste e adquira seu exemplar: https://loja.leiliane.com.br/produtos/cheiro-verde/

Comente