Tiramisú

02 de maio de 2017 | Doces e Sobremesas

Uma das sobremesas prediletas aqui de casa é Tiramisù. Para quem não conhece, tiramisù é uma receita italiana que consiste em camadas de biscoito tipo champagne embebidos em café forte intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone, ovos e açúcar e polvilhada com cacau. Simplificando, é como se fosse um pavê.
Quando comecei a procurar a receita ideal de Tiramisù, encontrei um universo de informações. Notei que é comum adicionar vinho marsala ao café para embeber os biscoitos. Mas há quem sugira licor de uísque ou licor de amêndoas no lugar do vinho. E ouvi de alguns italianos que nenhum licor ou vinho tem lugar na receita tradicional de tiramisù. Quanto ao creme de ovos e marcarpone,  alguns colocam creme de leite para chantilly, extrato de baunilha ou usam cream cheese para substituir o marscarpone. Encontrei também muitas variações da receita, incluindo creme de chocolate nas camadas, caramelo, morango, e etc.
Depois de ter testado um número razoável de receitas, gostei mais dos resultados que levam ingredientes tradicionais. Cheguei a uma versão de Tiramisù que considero bastante satisfatória, pois é simples, cremosa, suavemente doce e traz o melhor sabor do café para uma sobremesa gelada. Para facilitar na hora servir e também pela beleza, uma sugestão é montar porções individuais em copinhos e xícaras diferentes – ficam um charme.  Confira a receita:

1 Comentário

  • Daniel Souza

    02 d maio d 2017, às 08:37. Responder

    Estava simplesmente maravilhoso, Luigi que se cuide!

Comente