Eu sei, todo mundo já conhece os dadinhos de tapioca do chef Rodrigo Oliveira. Mas eu precisava deixar aqui o meu registro de amor por essa receita. Que delícia! Fiz a receita nas mesmas proporções que ele ensina. Como não tenho acesso a queijo de coalho, usei haloumi e queijo curado para dar um sabor bem intenso. Essa receita é boa para iniciar o preparo no dia anterior ao que será servido, pois a massa dos dadinhos precisar de um tempo de descanso na geladeira para ficar firme. Já experimentei os dadinhos fritos e assados no forno e na air fryer e o preparo dá certo nas três formas. O melhor resultado em termos de sabor e textura é a fritura. Para servir, preparei um molho com geleia de pimenta defumada e goiabada. Veja a receita:
Dadinhos de Tapioca

Ingredientes
- 250g de farinha de tapioca granulada
- 350g de queijo haloumi
- 25g de queijo curado
- 1/2 litro de leite integral
- 1/2 colher de chá de sal
- Pimenta do reino branca a gosto
- 1/2 xícara de geleia de pimenta agridoce ou melado para servir
Modo de preparo
- Escolha um refratário ou assadeira retangular média de aproximadamente 30x20cm. Cubra com plástico filme para ajudar a desenformar.
- Rale os queijos no ralo fino e coloque numa tigela funda. Junte a tapioca granulada, sal e pimenta do reino.
- Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Despeje o leite quente com cuidado sobre os outros ingredientes. Mexa bem até a tapioca absorver parte do leite.
- Coloque a massa no refratário com o filme plástico e espalhe bem para ficar reta. Cubra com outro plástico, encostando na superfície da massa e deixe esfriar.
- Leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até ficar bem firme. Na hora que for preparar para servir, coloque bastante óleo numa panela para aquecer, pois os dadinhos dever ser fritos por imersão.
- Retire a cobertura de plástico filme da massa e vire-a numa tábua. Retire o plástico que estava no fundo também. Com uma boa faca, corte a massa em cubos iguais de mais ou menos 3cm. Frite em imersão no óleo a 170ºC, até ficarem bem dourados e crocantes. Deixe escorrer bem para manter a crocância e sirva com melado ou a geleia de sua preferência.
Jon
05 d outubro d 2020, às 01:11.
Eu gosto muito deste blog