Queijo de iogurte drenado – Labne

05 de agosto de 2015 | Entradas e Pestiscos

Adoro manteiga, requeijão, queijo e outros derivados do leite para passar no pão. Uma receita muito prática, fácil de fazer, saudável e muito saborosa é o queijo de iogurte natural drenado. Fica leve e é um ótimo substituto para a manteiga. Basta colocar o iogurte para drenar num paninho da noite para o dia, dentro da geladeira. Depois, temperar como quiser: eu uso azeite, sal e zátar, para dar aquele gostinho das arábias (fica parecendo chancliche). Também pode-se preparar o Tzatziki: corte um folhas de hortelã e um pouquinho depepino, junte com o creme de iogurte drenado e tempere a gosto. Fica divino! Veja a receita:

labne

Ps.: Esse eu fiz e levei para compor as entradinhas de um almoço mais que especial oferecido pelo Lipel e Lylia (do Simples Assim).

entradinhas

Dica 1: Para drenar o iogurte, uso o coador de tecido “permanente”. Separei um somente para essa finalidade.

Dica 2: Utilizo o soro que resta no fundo da jarra para preparar bolos (substituo o leite pelo soro de iogurte nas receitas). Com isso, o bolo fica bem fofinho.

Curiosidade: Esse queijo de iogurte drenado é muito popular em vários lugares do mundo. Chamado de Labneh, na língua árabe, que significa leite. Na Índia ou Paquistão é Dahi. No Brasil, pela influência árabe, também pode ser chamado de Coalhada Seca.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Labneh

 

2 Comentários

  • Guloso & Saudável

    06 d agosto d 2015, às 10:24. Responder

    Bom dia Leili,
    Ótima sugestão, é uma entrada muito prática, leve, saborosa e saudável, amei.
    Beijo,
    Vânia

  • Lylia

    05 d agosto d 2015, às 17:22. Responder

    Entradinha mais que aprovada, Leili! Juntamente com seus tomatinhos formaram antepastos perfeitos para nosso delicioso almoço.
    Bj,
    Lylia

Comente