É pouco comum ver pessoas fazendo pipoca na panela, em casa. A pipoca de microondas é muito prática e saborosa, e o pipoqueiro não corre o risco de errar. Agora, precisamos reconhecer que aquelas pipocas vendidas em carrinhos são muito boas. Costumam ter um toque diferenciado na crocância e no sabor (gordura hidrogenada e temperos).
Fazer pipoca em casa é muito fácil. Não precisa ter uma pipoqueira nem ser um expert. Basta seguir uns passinhos básicos:
1. A escolha do milho: Dê preferência aos grãos “Premium” ou tipo exportação. Não são muito caros, fazem pipocas graúdas, macias e estouram bem, quase não sobrando os “piruás”. Eu gosto muito do milho de pipoca Yoki Premium. Aliás, a Yoki tem uma página dedicada ao assunto: Pipocas Yoki
2. A panela: Não precisa ser uma pipoqueira. Precisa ser uma panela fina e alta, que tenha tampa. Aquela de cozinhar macarrão é uma excelente opção.
3. As quantidades: Nesta panela, primeiro, encha o fundo da panela com milho, cobrindo por inteiro, formando uma camada sem espaços (costuma ser uma xícara das de chá). Em seguida acrescente o óleo de soja, ou o de sua preferência. O milho deve ficar bem brilhante, mas não encoberto do óleo. Para 1 xícara de milho, costumo usar umas 4 colheres de sopa de óleo.
4. O tempero: Percebi com várias tentativas, que é importante acrescentar um pouco de sal na panela. A pipoca fica mais gostosa. Usar pouco sal neste momento é importante. Depois da pipoca pronta, pove pra ver se já tá bom e coloque mais sal se necessário.
Muitas pessoas gostam de outras variações: caldo de galinha, fondor, ervas aromáticas, bacon, manteiga, pimenta, queijo ralado. Mas aí já é pessoal.
5. O preparo: numa panela alta e fina, com tampa, coloque 1 xícara de milho de pipoca e, colheres de sopa de óleo vegetal e 1 colher de café de sal fino. Leve ao fogo médio, e misture os ingredientes até o sal dissolver e o milho ficar bem brilhante. Tampe a panela. Quando começar a estourar, dê ligueiras sacodidas na panela vez por outra, e deixe estourar até o barulho diminuir. Abra a tampa cuidadosamente para liberar o vapor que se forma, coloque a pipoca numa tigela, corrija o tempero e sirva!
Essa deliciosa pipoca é uma boa pedida para um filme com os amigos em casa. Um estouro! Hum…
Luna
05 d março d 2018, às 17:19.
Segui as dicas, e a pipoca ficou maravilhosa! obrigada!
Didi
01 d julho d 2009, às 18:09.
Ai, que saudades de você e de sua cozinha! Muito mesmo! Te amo leili!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas