Pad Thai

08 de março de 2018 | Massas e Risotos

Pad Thai é um prato tailandês super popular por todo o mundo. Trata-se de um refogado com macarrão de arroz, vegetais, camarão ou frango, e um molho diferentão e super saboroso que leva tamarindo, molho de peixe e açúcar de palma. Ele é finalizado com amendoim torrado e triturado grosseiramente. Na hora de comer você acrescenta limão espremido. Todos esses ingredientes formam uma combinação super interessante e muito gostosa – uma explosão de sabores!

Ingredientes do molho do Pad Thai

Comi o Pad Thai algumas vezes em restaurantes e food trucks e logo logo fiquei interessada em preparar esse macarrão em casa. Para descobrir como fazer a receita, assisti a vários vídeos no youtube. Encontrei vídeos de cozinheiros tailandeses e deu para entender bem a base da receita. Além dos ingredientes que mencionei inicialmente, descobri que a receita mais tradicional de Pad Thai leva ovo, tofu prensado, nirá, e broto de feijão.

Ingredientes do Pad Thai

Encontrei os ingredientes mais específicos numa mercearia oriental em China Town. Se você morar em cidades maiores, certamente irá encontrá-los. Mas não se acanhe caso queira omitir ou trocar alguns ingredientes mais difíceis de encontrar. Fiz alguns testes e consegui um excelente resultado com as seguintes adaptações: açúcar de palma pode ser substituído por mascavo, o nirá por cebolinha verde, a pasta de tamarindo pode ser feita usando a polpa do suco congelada e batida com um pouquinho de água. O molho de peixe, também chamado de Nam Pla é o mais difícil de substituir, pois tem características bem específicas. Uma sugestão que encontrei é utilizar filezinhos de anchova em conserva amassados e  misturados com shoyu.

Para dar mais cor e sabor ao meu Pad Thai, adicionei pimentão vermelho e coentro. Ficou uma delícia! Se você curte cozinhar pratos bem diferentes em casa, confira a receita a seguir:

Comente