Uma das comidas que me remete à infância é a panqueca.
Minha mãe sempre preparou panquecas para nós em casa. E eu gosto das tradicionais, recheadas com carne moída refogada e gratinadas com molho de tomate e queijo. A massa de panqueca é versátil, de sabor neutro. Por isso também ficam excelentes recheadas com frango, espinafre e queijo, ricota, banana e uma infinidade de combinações que se pode imaginar.
O preparo das panquecas é simples, mas um pouco demorado. Primeiro, fazemos o recheio e depois a massa. Essa receita de massa de panqueca é muito boa, pois é leve e tem sabor muito suave, e pode ser usada para crepes. Veja a receita:
Panquecas de carne moída
Ingredientes para o recheio
500g de carne moída
1 colher de óleo
2 dentes de alho amassados
1 cebola média cortada em cubinhos
1 tomate picado em cubinhos
10 azeitonas sem caroço picadinhas
sal, pimenta e cheiro verde a gosto
Ingredientes para massa
3 ovos
1 copo (250ml) de leite
1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa de azeite
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa (rasa) de fermento em pó
Para cobrir e gratinar as panquecas, você vai precisar de 1 xícara de molho de tomate e queijo ralado a gosto.
Preparo do recheio
1. Numa panela em fogo médio, adicione o óleo a cebola e o alho. Refogue até a cebola ficar transparente.
2. Adicione a carne moída. Refogue e vá mexendo até a carne ficar cozida por igual e soltinha. Em seguida coloque o tomate, a azeitona, o sal e a pimenta. Se quiser também pode adicionar pimentões, cenoura ralada, temperos diversos.
3. Deixe refogar por alguns minutos mas não deixe a carne secar. É importante manter a umidade que o tomate solta para que recheio fique mais firme. Ao final adicione o cheiro verde e reserve até esfriar. Enquanto isso, prepare as panquecas.
Preparo da massa
1. Num liquidificador, coloque primeiro os ingredientes liquidos e úmidos: adicione os 3 ovos, o copo de leite, a lata de creme de leite, 3 colheres de sopa de azeite, 1 pitada de sal. Bata rapidamente esses ingredientes.
2. Em seguida, adicione a farinha, o fermento em pó e bata até obter um creme bem liso e não muito espesso. Com ajuda de uma concha, verifique se a massa está muito grossa e pesada. Se sim, adicione um pouco mais de leite e bata.
3. Com um pincel, passe uma fina camada de óleo numa frigideira de teflon. Coloque-a para aquecer em fogo médio. Derrame uma concha de massa e espalhe rapidamente pela frigideira em movimentos circulares. Deixe dourar até formar bolhinhas de um lado, depois vire e termine de dourar do outro. Isso é muito rápido, tenha atenção. Vá empilhando as massas prontas.
DICA: separei um trecho do vídeo da All Recipes de como fazer as panquecas – aqui você vê a textura da massa e como faz para fritar.
4. Após preparar toda a massa de panquecas (rende umas 20 panquecas) é hora de recheá-las e levar ao forno para gratinar. Unte um refratário retangular de vidro com manteiga. Coloque o forno para aquecer em 180 graus. Recheie as panquecas com a carne moída e enrole para ficar bem firmes. Acomode-as no refratário até preencher todo o fundo.
5. Cubra com molho de tomate e queijo ralado (caso queira, você pode congelar as panquecas neste momento). Leve ao forno por 20 minutos, até o queijo derreter.
6. Retire do forno e sirva as deliciosas panquecas acompanhadas de uma saladinha. Bom apetite!
Tatiana
19 d setembro d 2017, às 11:22.
Como posso congelar essa panqueca montada recheada já? Como descongelo e esquentou? Me ensina por favor
leiliane
21 d setembro d 2017, às 05:51.
Olá Tatiana,
Para congelar, você monta as panquecas da mesma maneira que faria se fosse levar direto ao forno. Utilize uma vasilha que possa ir do freezer direto para o forno. Cubra bem com uma tampa ou plástico filme e congele. Quando for prepara-las, retire do freezer e leve ao forno para descongelar e gratinar.
rossana
23 d janeiro d 2016, às 19:11.
amei seu blog, posso congelar as panquecas prontas¿ e como descongelar elas, quero fazer para vender
leiliane
12 d fevereiro d 2016, às 12:20.
Olá Rossana,
Pode congelar sim!
Abraços e volte sempre.
Didi
27 d outubro d 2014, às 17:38.
O sabor de sua comida sempre foi/é a intenção ao cozinhar. Bjos, saudade sempre.
Nilson Gonçalves da Silva
13 d abril d 2013, às 07:44.
Leili, bom dia, hoje pela manhã, entrei no computador, para encontrar empresas de embalagens para comida caseira, pois aqui em Laguna, estou iniciando um negocio de fornecimento de marmitas, para a minha vizinhança. E fuçando daqui e dali, fui cair (felizmente) no seu blog, e ali encontrei varias receitas e comentários, que me deixaram, bastante feliz, pois você tem uma série de receitas caseiras, e eu gostaria de saber se posso ter acesso a algumas delas, para poder incrementar as minhas quentinhas, e se haverá algum custo. a empresa que estou iniciando, chama-se ESPAÇO GOURMET almoço executivo (para não chamar (marmites) comida caseira. Espero poder contar com a tua colaboração, desde já te agradeço, e tenhas um bom final de semana.
leiliane
31 d maio d 2013, às 17:32.
Olá Nilson,
Fico muito feliz que tenha gostado do blog!
Por favor, utilize as receitas sim!
Peço apenas que, se for publicar ou repassá-las a alguem, mencione a fonte.
Desejo boa sorte em seu negócio e que faça muito sucesso com as receitas!
Socorro
03 d abril d 2013, às 14:36.
Adorei a receita pra fazer pro maridão. Gostaria muuuuuuito de saber receitas para quem tem intolerancia à lactose, alergia a trigo, ovo e glúten. imagina, tenho um filho de 3 anos e meio com alergia a tudo isso e não sei mais o que fazer pro lanche na escola. rsrrss socooooorro!!! Abraço!
leiliane
29 d abril d 2013, às 16:18.
Olá Socorro,
Obrigada pela visita.
há alguns blos e sites específicos de receitas para pessoas com restrições alimentares.
Pesquisando, você irá encontrar muita coisa legal!
Boa sorte e volte sempre!
Carla Duclos
09 d fevereiro d 2013, às 10:42.
Oi Leili,
Que delícia! Vou testar sua receita! 🙂
Eu acabo fazendo sempre muita panqueca no estilo americano para comer no café da manhã. Eu adoro!
Mas faz um tempo que to querendo fazer nossa panqueca brasileira, salgada, recheada e gratinada. Poder congelar é um plus! Faz uma vez e rende mais de um jantar. 🙂
Obrigada por compartilhar a receita.
Abraço!
Didi
31 d janeiro d 2013, às 09:06.
Oi, Leili. Te disse que iria fazer, né? Pois é, eu fiz, rsrs! Ficou ótima, pensei que a massa fosse mais espessa , cheguei a cogitar um erro de aprendiz, mas no final tudo deu certo. Ficou realmente bem suave, até meu pai, que não abandona seu cotidiano arroz e feijão, resolveu experimentar e foi só de panqueca à noite. Um beijo, saudade de você… ah, não vi o ícone para impressão da receita, por isso tive que copiá-la e jogar no word para poder imprimir. 😀
leiliane
31 d janeiro d 2013, às 10:33.
Didi,
Fico tão feliz com seu depoimento!
Que bom que fez sucesso, sinal que você é um ótimo cozinheiro. Fazer panquecas não é simples.
Ainda tenho que melhorar essa possbilidade de impressão das receitas.
Um grande beijo pra você. Adoro sua participação no meu blog, na minha vida!
Abraços
Andreia Cambez
28 d janeiro d 2013, às 12:04.
Tb gosto muito de panquecas 🙂
Didi
27 d janeiro d 2013, às 20:34.
hummm…. parece estar uma delícia. Lembro-me de quando você fazia destas pra gente! Vou fazer aqui em casa também! Depois venho aqui e conto como ficou!
Ferrari Hype
27 d janeiro d 2013, às 14:38.
Parabéns, adoro uma boa comida… Tati Ferrari
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas