Comi uma fatia deliciosa de pão de abobrinha na Objeto Encontrado, um café/galeria adorável, que fica em Brasília, na 102 norte. Desde aquele dia, encuquei que ia preparar esse pão em casa. Busquei a receita na internet e, pela aparência da foto, a eleita para testar foi o Bolo salgado de abobrinha, da Alê Blanco. Ainda não saiu exatamente como o pão da Objeto Encontrado, mas ficou muito parecido… fofinho e delicioso.
Fica uma delícia para comer puro ou tostado com manteiga! E cai muito bem para as refeições da Segunda Sem Carne! Veja a receita, com minhas adaptações:
Bolo salgado de abobrinha
Ingredientes
3 xícaras de abobrinha italiana ralada no ralo grosso (em formato de gota)
3 xícaras de farinha de trigo
10 castanhas do pará picadas grosseiramente
4 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de óleo (usei metade óleo de soja e metade azeite)
1 e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
4 ovos
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma
queijo ralado e ervas de provence para decorar o pão
Preparo
1. Retire os ingredientes da geladeira e deixe estar por 1h para chegarem à temperatura ambiente. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de pão ou bolo inglês. Coloque o forno para aquecer em temperatura baixa.
2. Rale a abobrinha e pique a castanha do pará. Numa tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e o bicarbonato. Junte a abobrinha e a castanha aos ingredientes secos, misture e reserve.
3. Na tigela da batedeira, junte o óleo, o parmesão e os ovos. Utilizando o batedor de arame, bata em velocidade média até obter um creme claro.
4. Junte a mistura de farinha e abobrinha ao creme batido. Utilizando o batedor de gancho, misture rapidamente até formar uma massa homogênea (esta etapa também pode ser feita com as mãos).
5. Acondicione a massa na forma de pão e decore com um punhado de queijo ralado e uma pitada de ervas de provence. Asse a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão esteja crescido, dourado e passe pelo teste do palito. Sirva o pão morno ou frio, em fatias.
O bolo cresce bastante, fica bem fofinho e saboroso. Ótima pedida para piqueniques, lanches das crianças, e para compor a mesa de um café da tarde! Bom apetite.
Érica Caroline de Almeida
14 d outubro d 2015, às 21:27.
Achei o máximo essa receita!
Não sei se chamo de pão ou bolo; mas deve ser uma delícia!!
Você ja tentou fazer na versão sem glúten?
bjs
Letícia
13 d abril d 2015, às 11:56.
Menina, que coisa mais linda, esse pão de abobrinha! Deu muita vontade de fazer também! O que você comeu na Objeto Encontrado era mais no estilo bolo salgado ou era pão com fermento biológico? (a curiosona)
Beijos!
leiliane
15 d abril d 2015, às 10:52.
Tudo bem com você e com os pimpolhos?
O bolo ficou lindão mesmo, não é?!
Acho que irei novamente à Objeto encontrado pra comer esse pão e desvendar a esfinge.
Tive a sensação que o de lá era bolo.
Mas pela textura que meu bolo ficou, tenho dúvidas.
Veio na minha memória que a textura do pão de lá se assemelha mais com esse pão aqui: https://www.leiliane.com.br/paes-pizzas-tortas/pao-de-salvia/
Muito obrigada pelo comentário! Grande abraço!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas