Empanadas da Paola Carosella

04 de junho de 2020 | Pães, pizzas e tortas

Sempre gostei muito de estar entre família e amigos, viajando juntos, cozinhando, recebendo pessoas em casa e interagindo presencialmente. Nesses tempos de isolamento social, temos buscando encontrar alternativas. Muitas pessoas próximas a mim começaram a entrar em contato mais frequentemente pra bater papo e pedir ajuda com receitas. Também tem rolado alguns jantares virtuais bem legais. E mais recentemente um amigo querido, o Luis, que também mora aqui em Londres, me convidou para fazermos uma live no instagram cozinhando juntos. Para nossa primeira live, curiosamente, escolhemos uma receita um pouco demorada e que nunca havíamos cozinhado antes. Nos propusemos a fazer a receita de Empanadas da Paola Carosella.

Foi desafiador e leve ao mesmo tempo. Nos preparamos previamente, deixando todos os ingredientes e ambiente organizado e fizemos a live. Quem quiser assistir, pode dar uma olhadinha lá no meu IGTV. A partir desse dia o Luis Cesar estruturou um projeto chamado Culinária Cultural e tem feito lives semanais, incluindo música, poesia e outras formas de arte.

Voltando às empanadas, essa era uma receita que eu queira fazer há muito tempo. E foi sucesso! A massa é super macia, fácil de modelar e fica uma delícia. O recheio tradicional da receita da Paola vai bastante cebola, carne moída, batatinha, ovos cozidos e muitos temperos gostosos. Adaptei aqui ao meu paladar e fiz minha própria versão. O bom é que no recheio você pode ser criativo. A massa da empanada vai bem com tudo. Pode ser queijo com algum relish ou cebolas caramelizadas, ricota e espinafre, cogumelos refogados, frango desfiado, etc… Fiz um teste com banana, açúcar, canela e queijo e ficou maravilhosa.

Na hora de fechar a empanadas e caprichar no formato, coloque o recheio mais no centro e use suas habilidades manuais pra deixar a bordinha bem torcida. Pincelar o ovo é imprescindível para dar aquela cor bem bonita. Eu quis adicionar um toque de textura e visual nas empanadas, colocando um pouco de sementes de gergelim sobre elas. na hora de assar, é preciso que o forno esteja bem quente, assim elas ficam prontas bem rapidinho e com uma textura impecável.

Comente