Sou louca por pães e massas. Uma das coisas que mais gosto de fazer é acordar de manhã, coar um café e torrar um pão com manteiga na frigideira. O cheirinho de café e pão torrado que se espalha pelo ar me traz lembranças da infância. Então esse acaba sendo meu café da manhã favorito. Nos últimos tempos tenho me dedicado a aprender como fazer pão em casa. Fiz algumas aulas presenciais mas devo confessar que minha maior fonte de informações e aprendizado é o youtube. Para mim, fazer pão não é tarefa fácil: geralmente há muitas etapas, o método é cheio de detalhes e muitas vezes a gente acaba achando que precisa de equipamentos especiais.
Devo confessar que quase desisti após algumas tentativas frustradas de fazer pão com fermento natural. Então resolvi dar alguns passos para trás e fazer receitas mais simples. E isso foi maravilhoso, pois os pães estão saindo bem bonitos.Hoje é o dia mundial do pão – World bread day. Em 2006 a Zorra Kochtopf teve a iniciativa de convidar blogs do mundo todo para fazer um pão e compartilhar a receita. E essa iniciativa se tornou anual.Para celebrar o dia do pão, escolhi uma receita de pão sem sova, de um vídeo super divertido e bem explicado do canal Jenny Can Cook.
Para fazer o pão, você vai precisar de farinha, água, fermento e sal. O utensílio mais complicado que você irá utilizar é uma balança de cozinha, além de uma tigela de plástico com tampa, um escorredor de macarrão e uma panela de ferro, de barro ou de vidro que possa ir ao forno. Na receita, ela sugere um método mais rápido, com a utilização de água quente. Mas eu prefiro fazer com água fria e deixar a massa crescer por 10 a 12 horas durante a noite. Por isso, comecei a receita ontem às 20h e o pão ficou prontinho hoje às 9h. Vamos à receita, com as minhas adaptações:
Pão sem sova

Ingredientes
- 450g de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar)
- 50g de farinha de centeio
- 350ml de água em temperatura ambiente
- 1/4 de colher de chá de fermento biológico seco
- 1 colher de sobremesa de sal
Modo de preparo
- Se você quiser assar o pão pela manhã, comece a receita por volta das 20h do dia anterior. Numa tigela grande que tenha tampa, junte todos os ingredientes. Com ajuda do cabo de uma colher pau, misture os ingredientes até ficarem bem incorporados e a farinha ter sido toda absorvida pela água. Tampe a tigela e deixe a massa sobre um local fresco até a manhã do dia seguinte.
- Na manhã do dia seguinte você vai notar que a massa cresceu, está esparramada na tigela e cheia de bolhas. Prepare uma superfície de trabalho para modelar a massa. Jogue uma camada de farinha sobre a superfície. Derrame a massa sobre a farinha com cuidado. Polvilhe uma camada de farinha sobre a massa para facilitar o manuseio. Estique um pouco as extremidades da massa e dobre-as em direção ao centro, formando uma bola. Vire a massa, deixando as dobras para baixo.
- Coloque um pedaço de papel manteiga sobre um escorredor de macarrão ou tigela. Espalhe uma camada fina de farinha sobre o papel e coloque a massa de pão dentro. Tampe com um pano de prato e deixe crescendo por mais 30 minutos. Enquanto isso, coloque o forno para aquecer a 240 graus. Coloque a panela que irá utilizar dentro do forno, pois ela também deve estar quente.
- Terminado o tempo do segundo crescimento, retire a panela quente do forno com atenção para não se queimar. Mova o papel manteiga com o pão para dentro da panela, tampe-a e leve ao forno 240 graus por 30 minutos. Depois desse tempo, retire a tampa, abaixe a temperatura para 220 graus, e deixe o pão assando até ficar com a casca bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar.
- Fica com a casquinha bem crocante e com o interior cheio de bolhas de ar. Adorei!
Amigas de outros blogs também estão participando do World Bread Day. Muitas receitas maravilhosas esperando por você:
Better call San – Cinnamon pull apart bread
Brisando na Cozinha – Pão de batata recheado
Cozinhando para 2 ou 1 – Pão Challah
Cozinhar é preciso – Pão de frios
Caldeirão da bruxa solar – Pão sírio
Menu Criativo – Pão de milho verde
Na Biroskinha – Pão doce com soro de Kefir
Naco Zinha – Brioche Pata de cachorro
Ora Pitangas! -Pão torcido de cebola
Simples assim – Pão de azeite e manjericão
Juçara BuenoMartins.
02 d janeiro d 2018, às 18:48.
Gostaria de saber-se você tem alguma receita boa de pão sem glúten.
leiliane
03 d janeiro d 2018, às 04:46.
Olá Jussara,
A receita que tenho de pão sem glúten é a do pão de queijo. É até uma boa ideia para eu explorar. Vou pesquisar sobre e compartilhar a receita aqui em breve.
Abraços e volte sempre!
Mrs. Margot
24 d outubro d 2017, às 21:20.
O pão ficou com muito bom aspecto, nunca consegui fazer um pão decente em casa, tenho que experimentar esta receita. =)
http://mrs-margot.blogspot.pt/
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:48.
Obrigada pela visita e pelo comentário, Mrs. Margot. Grande abraço.
paulo
22 d outubro d 2017, às 08:04.
Amo a cozinha é um hobby que tenho que prezo muito.
Excelente receita, fiz em casa em uma reunião familiar que estavam
tios, irmãos e amigos foi um sucesso total acharam que eu podia até
ser cozinheiro de restaurante, segui a receita a risca.
consegui fazer a receita na segunda tentativa.
muito obrigado e parabéns.
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:47.
Paulo, ficou muito feliz que tenha gostado da receita. Um grande abraço e volte sempre por aqui.
zorra
18 d outubro d 2017, às 06:52.
Sounds and looks gorgeous! Obrigado por participar do World Bread Day.
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:47.
My pleasure, Zorra! Thank you for mantaining that. It is gorgeous.
Lylia
17 d outubro d 2017, às 14:53.
QUe lindo pão, Leili! Qualquer hora dessas vou experimentar. Parabéns!
Bj,
Lylia
Leticia
17 d outubro d 2017, às 13:14.
Seu pão ficou com uma cara ótima! Eu tenho o livro Larousse dos pães,as resceitas misturam levain com um pouco do fermento biológico, já fiz várias e o resultado é ótimo. Recomendo.
Sandra
16 d outubro d 2017, às 23:21.
Também adoro um pãozinho de manhã, no lanche, com um chazinho pão é bom o dia todo, mas tenho que confessar que na hora de fazer me saio melhor com bolos, ultimamente que tem saído uns pães gostosos da minha cozinha, fiquei com vontade de testar esse, só não ter que ficar horas sovando e a textura dele, que maravilha!
Beijão
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:48.
Obrigada pelo comentário Sandra. Grande abraço!
Luciana C.
16 d outubro d 2017, às 18:34.
Seu pão ficou lindo! <3
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:51.
Obrigada Luciana! 😀
Gina
16 d outubro d 2017, às 17:40.
Leili,
Seu pão ficou com uma crosta bem bonita e bem aerado.
É muito bom fazer pão!
Bjs.
leiliane
30 d outubro d 2017, às 07:51.
Tenho gostado cada vez mais de fazer pão em casa, Gina. É muito bom mesmo! Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijo enorme
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas