Olá pessoal! Hoje trago a receita de um pão que estava planejando fazer há algum tempo. Aproveitei para publicar essa receita no World Bread Day 2020, uma blogagem coletiva que acontece no mundo todo, promovida pela Zorra kochtopf.

O simit é um pão simples, delicioso e super popular na Turquia. Além da Turquia, o simit também pode ser encontrado com outras nomenclaturas em vários países que foram dominados pelo império Ottoman, incluindo Grécia, Albânia, Bulgária, Armênia…
Minha curiosidade com esse pão se deu porque antes do início da pandemia estávamos planejando uma viagem à Turquia. Comecei a pesquisar passeios, lugares e comidas típicas da região. Na impossibilidade de viajar fisicamente no momento, resolvi experimentar algumas receitas de lá. E o primeiro foi o Simit.

O Simit é um pão super simples, modelado em formato circular e coberto com sementes de gergelim. Visualmente lembra um pouco o bagel, mas o processo de preparo é muito mais fácil e a textura e sabor também diferem bastante. O Simit tem a casquinha crocante e o sabor bem contrastante entre doce e salgado. O que traz a cor dourada e a crosta crocante do Simit é que, depois de modelado, é banhado em melado diluído na água e coberto por sementes de gergelim torradas. Além da aparência, esse processo confere um sabor delicioso e único ao pão.

Se você gosta de fazer pães e quer experimentar algo diferente, recomendo essa receita! Vale super a pena. A seguir, encontre o detalhamento da receita, livremente adaptada deste vídeo.
Simit – pão turco com gergelim
Ingredientes
- 150ml de água
- 150ml de leite
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco (10g ou 1 sachê)
- 500g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 3 colheres de sopa de melado escuro (pode ser de cana, romã, uva, figo)
- 200g de gergelim torrado
Modo de preparo
- Coloque a água e o leite para amornar. Não pode ficar quente (eu deixo aquecer por 20 segundos no microondas).
- Numa tigela junte o leite, a água, o açúcar e o fermento. Mexa um pouco para dissolver o açúcar e hidratar o fermento. A partir de agora, você pode fazer esse processo numa batedeira planetária com o gancho ou sovar na mão.
- Adicione então a farinha, o sal e o azeite. Misture bem até a farinha absorver os líquidos. Cubra e deixe estar por 10 minutos para facilitar a sova. Sove a massa por volta de 10 minutos, até que ela fique lisa e elástica.
- Forme uma bola com a massa e coloque numa tigela untada com azeite. Cubra e deixe crescendo em lugar abafado por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume.
- Numa superfície enfarinhada, despeje a massa e divida em 10 pedaços iguais. Modele bolinhas e cubra novamente com pano úmido. Deixe descansar por 10 minutos.
- Enquanto isso, torre as sementes de gergelim e disponha num prato fundo. Em outro prato fundo, dissolva o melado em 1 xícara de água.
- Modele os pães como na foto: abra 2 bolinhas em cilindros compridos. Torça um sobre o outro, e delicadamente pressione para juntá-los e deixar bem uniforme. Junte as extremidades, formando um círculo. Pressione a junção para deixar bem grudadinho.
- Passe os pães pelo melado e então pelo gergelim e coloque em assadeiras grandes (usei duas). Cubra com pano e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, coloque o forno para aquecer a 200ºC.
- Após crescidos, leve-os para assar até que fiquem bem dourados e bonitos. Deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Uma sugestão na hora de servir o Simit é acompanhá-lo de azeite, tomates, azeitonas e queijo feta. E um chá de hortelã adoçado com mel. Bom apetite!

Confira outras receitas de pão compartilhadas pela comunidade brasileira:
Pão integral de Café – Cozinha para 2 ou 1
Babka de açúcar e canela – Ora Pitangas
Pãezinhos com doce de leite e coco – Arte na cozinha
Pão de manteiga com ervas e alho – Simples Assim
Luciana Regina Adorno Simões Neroni
18 d abril d 2023, às 19:13.
Fiquei morrendo de vontade de fazer. Deve ser maravilhoso. Vi q vc respondeu até um comentário em inglês. Que delicadeza. Deus abençoe suas mãos. Parabéns
Brenno
25 d setembro d 2021, às 11:32.
Achei muito legal
Denise
04 d junho d 2021, às 08:58.
Adorei a receita, deu super certo e todos gostaram muito!
Humberto
01 d fevereiro d 2021, às 19:05.
Show! Parabens tanto pelas boas receitas quanto pelo bom gosto das imagens. Ótimo livro receitas!!!
Leiliane
02 d fevereiro d 2021, às 07:29.
Obrigada Humberto! Abração
Lylia DIogenes
19 d outubro d 2020, às 16:11.
Parabéns pela participação, Leili.
Já estou querendo fazer esse pão turco.
Bj,
Lylia
Alessandra Barbone
27 d outubro d 2020, às 10:36.
I want to repeat your bread bit I don’t fine the translator. May you help me?
Your bread is very beautiful!
Leiliane
27 d outubro d 2020, às 11:44.
Hi Alessandra,
Thank you for stopping by. I will send you an email with the recipe description in English.
Best wishes,
Leili
zorra vom kochtopf
18 d outubro d 2020, às 05:39.
Boa ideia, você trouxe o Turquia para casa com esses simits deliciosos. Obrigado por participar do Dia Mundial do Pão.
angela
16 d outubro d 2020, às 16:50.
que pão lindo!
Luciana C.
16 d outubro d 2020, às 16:43.
Que lindo, Leili!
Eu, que sou doida por gergelim, fiquei babando. <3
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas