5 dicas para fazer uma salada gostosa

25 de julho de 2017 | Saladas

Fazer da salada algo interessante pode ser um desafio. Eu adoro salada, mas conheço muito gente não é lá muito fã de verduras e legumes. Lidar com essa rejeição exige muita criatividade, por isso busco dicas e inspirações e para oferecer sempre algo diferente. Já escrevi aqui sobre como fazer uma boa salada, com foco na escolha dos ingredientes e na montagem do prato. Mas ao longo do tempo tive que reccorer a outras artimanhas e compartilho aqui as dicas que fui colecionando para fazer uma salada que, mesmo quem torce o nariz, vai comer e dar suspiros:

  1. Utilize ingredientes frescos, da estação e, preferencialmente, orgânicos: são muito mais saborosos e saudáveis para você e para o meio ambiente.
  2. Combine ingredientes pensando num conjunto que seja colorido, variado em texturas e sabores: gosto de incluir sempre uma folha verde crocante e uma macia e legumes coloridos (podem ser crus, cortados de diferentes forma ou mesmo grelhados).
  3. Adicione sabores: inclua cebola, cheiro verde, ervas frescas ou secas.
  4. Enriqueça a salada com algum ingrediente especial: pode ser uma fruta, grãos, pão torrado, castanhas ou queijos.
  5. Prepare um molho bem gostoso, que vai unir todos os ingredientes. É importante sempre combinar um elemento ácido e um óleo para que molho fique com boa textura e sabor. O molho básico que uso aqui em casa no dia a dia sempre leva um bom azeite, limão, sal e pimenta. Quando uso folhas amargas, gosto de preparar molhos adocidados com mel.

Esses dias fiz essa salada com inspiração mediterrânea e ficou uma delícia! O diferencial foi o uso de ingredientes orgânicos e a inclusão de orégano fresco e do queijo. Essa salada é super fácil de fazer, tem ingredientes baratos e cai muito bem como entrada ou mesmo uma refeição, servida sobre um pão torrado. Veja a receita:

 

2 Comentários

  • Lylia

    31 d julho d 2017, às 16:25. Responder

    Adorei as dicas, Leili!
    Bj,
    Lylia

    • leiliane

      21 d agosto d 2017, às 18:09. Responder

      Obrigada Lylia querida! Abraço enorme!

Comente