Fazer da salada algo interessante pode ser um desafio. Eu adoro salada, mas conheço muito gente não é lá muito fã de verduras e legumes. Lidar com essa rejeição exige muita criatividade, por isso busco dicas e inspirações e para oferecer sempre algo diferente. Já escrevi aqui sobre como fazer uma boa salada, com foco na escolha dos ingredientes e na montagem do prato. Mas ao longo do tempo tive que reccorer a outras artimanhas e compartilho aqui as dicas que fui colecionando para fazer uma salada que, mesmo quem torce o nariz, vai comer e dar suspiros:
- Utilize ingredientes frescos, da estação e, preferencialmente, orgânicos: são muito mais saborosos e saudáveis para você e para o meio ambiente.
- Combine ingredientes pensando num conjunto que seja colorido, variado em texturas e sabores: gosto de incluir sempre uma folha verde crocante e uma macia e legumes coloridos (podem ser crus, cortados de diferentes forma ou mesmo grelhados).
- Adicione sabores: inclua cebola, cheiro verde, ervas frescas ou secas.
- Enriqueça a salada com algum ingrediente especial: pode ser uma fruta, grãos, pão torrado, castanhas ou queijos.
- Prepare um molho bem gostoso, que vai unir todos os ingredientes. É importante sempre combinar um elemento ácido e um óleo para que molho fique com boa textura e sabor. O molho básico que uso aqui em casa no dia a dia sempre leva um bom azeite, limão, sal e pimenta. Quando uso folhas amargas, gosto de preparar molhos adocidados com mel.
Esses dias fiz essa salada com inspiração mediterrânea e ficou uma delícia! O diferencial foi o uso de ingredientes orgânicos e a inclusão de orégano fresco e do queijo. Essa salada é super fácil de fazer, tem ingredientes baratos e cai muito bem como entrada ou mesmo uma refeição, servida sobre um pão torrado. Veja a receita:
Salada de pepino, tomate e alface

Ingredientes
- 4 folhas de alface crocante (usei a romana)
- Tomates (usei 3 tomates cereja e 1 tomate italiano)
- 1 pepino
- 1/2 cebola roxa
- 1 fatia grossa de queijo branco (usei ricota firme)
- 1 colher de sobremesa de folhinhas de orégano fresco (pode utilizar o seco)
- 1/2 limão siciliano
- 4 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Higienize e corte os ingredientes da salada: corte grosseiramente as folhas de alface romana, parta os tomates cereja ao meio, corte o pepino e a cebola em fatias finas, separe as folhinhas de orégano do talo. Junte esses ingredientes numa tigela.
- Corte a fatia de queijo branco em cubinhos pequenos e reserve para adicionar ao final.
- Prepare o molho: junte o suco do limão, o azeite, o sal e a pimenta e misture bem.
- Tempere a salada com o molho e misture bem. Disponha a salada num prato bem bonito. Ao final, espalhe os pedaços de queijo sobre a salada e sirva.
- Você também pode acrescentar azeitonas pretas e croutons (cubinhos de pão torrado) que combinam muito bem. Aproveite e bom apetite!
Lylia
31 d julho d 2017, às 16:25.
Adorei as dicas, Leili!
Bj,
Lylia
leiliane
21 d agosto d 2017, às 18:09.
Obrigada Lylia querida! Abraço enorme!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas