Acredito que os principais ingredientes para preparar uma comida realmente maravilhosa são amor e o capricho de quem cozinha. Tenho a sorte de encontrar muitas cozinheiras e cozinheiros excepcionais pela vida. Nessa seleção entram pessoas que possuem talento e constância em seu cozinhar. Pessoas que você sabe que sempre vão doar o melhor de si e fazer uma comida perfeita. A constância é uma qualidade que persigo e admiro muito. Creio que venha com a prática, a maturidade e a perseverança. O simples arroz com feijão da minha avó Maria era um banquete dos deuses, tamanho era o esmero e a paciência dela ao cozinhar. Minha avó Violeta dominava bem as técnicas culinárias e tinha um tempero certeiro, sempre. Minha mãe é super detalhista e, além da comida ser uma delícia, existe o capricho com cada detalhe: aparência, textura, ponto certo, etc. Neste time seleto de cozinheiros excepcionais, incluo uma amiga que conheço há poucos anos, mas que sempre me impressiona com suas receitas: a Zezé!
Ela tem as mãos abençoadas. Além disso, experiência, curiosidade e muita atenção a todos os detalhes. Ela sempre investe o melhor de si em suas preparações e isso fica nítido quando damos a primeira garfada ou mordemos o primeiro pedaço de algo que ela fez. Numa ocasião muito feliz, Zezé nos preparou um banquete de comida vegetariana. Tudo estava delicioso, da entrada à sobremesa.
Dentre os pratos que ela serviu, havia uma salada morna de beterrabas assadas que amei. As beterrabas assadas ficaram macias, com uma cor super forte e um sabor incrível, adocidado e intenso.
A receita que compatilho hoje é inspirada nessa salada. Zezé, você tem meu respeito e a minha admiração. Um dia quero cozinhar como você, como minha mãe e minhas avós. Muito obrigada!
Salada de beterrabas assadas

Ingredientes
- 2 beterrabas grandes
- 1 fio generoso de azeite
- ervas secas (utilizei ervas de Provence)
- 1 pitada de sal
- 1 cebola roxa
- 1 laranja
- queijo branco em pedacinhos
- salsinha
- Sal, pimenta do reino e azeite para temperar
Modo de preparo
- Coloque o forno para aquecer. Descasque e corte as beterrabas e a cebola em meias luas. Pegue um pedaço grande de papel alumínio e forre um refratário. Coloque as beterrabas e cebolas no certo. Derrame um fio generoso de azeite por todos os pedaços, espalhe um pouco de ervas secas e uma pitada de sal. Feche o papel alumínio, selando bem. Leve ao forno médio (180 graus), por uns 30 a 40 minutos, até a beterraba ficar cozida, mas ainda firme.
- Retire do forno e abra o papel alumínio com cuidado. Deixe esfriando enquanto prepara os demais ingredientes.
- Com ajuda de uma boa faca e uma tábua, retire toda a casca e a parte branca de uma laranja, mantendo somente a polpa. Corte os gomos de comprido, bem rente às divisões que existem entre eles. Reserve. Esprema o que sobrar da laranja em uma tigela.
- Corte grosseiramente um pouco de salsinha e adicione ao caldo da laranja. Acrescente também um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta do reino e misture bem. Esse será o molho da salada.
- Assim que as beterrabas e cebola estiverem quase frias, adicione-as à tigela com o molho e dê uma boa misturada. Na hora de servir, espalhe os gomos da laranja e pedacinhos de queijo branco sobre a salada.
- Bom apetite!
maria de lurdes
25 d fevereiro d 2019, às 10:34.
Já que eu amo beterraba,essa receita caiu como uma luva,Parabénssss pela matéria.
Leiliane
26 d fevereiro d 2019, às 14:03.
Fiz hoje mesmo essa salada. É uma delícia! Se experimentar, me conte. Abraços
Janaina Teles
25 d agosto d 2017, às 17:40.
Leili,
Fiquei até com vontade comer novamente essas beterrabas. Sim, Zezé, as mãos de fada se reconhecem, os adjetivos são seus. Bjs.
Thaynara
21 d agosto d 2017, às 20:45.
Que lindo post, receita e foto!
Ana Carol Crocks
21 d agosto d 2017, às 20:18.
Uau, Leili, você arrasou nesse post!!! No texto, na foto…
Você se supera cada vez mais.
Parabéns pelo capricho e dedicação para com o seu blog.
Beijos
Zezé Cunha
21 d agosto d 2017, às 14:12.
Leili, como vc bem sabe, por motivos que já esclareci, não faço mais comentários. No entanto, não tive como não me manifestar diante de tanto carinho. Claro que existe um exagero, mas tenha a certeza de que sempre me envolvo de corpo e alma ao preparar um alimento, o que considero sagrado. Obrigada
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas