Salada refrescante de melancia

23 de abril de 2023 | Saladas

Jump to recipe

No último verão uma salada virou figurinha carimbada aqui em casa: salada de melancia! Sim, isso mesmo que você leu: salada de melancia. 

Pode soar estranho o uso da melancia na salada, mas o resultado não poderia ser melhor: uma salada refrescante, suculenta, e cheia de texturas e sabores contrastantes, que fazem dela uma verdadeira festa no paladar. Mas já aviso logo: se você não é do tipo aventureiro na alimentação, não recomendo experimentar. Já para aqueles que gostam de novidades ou mesmo que apreciam os ingredientes que compõem essa salada, pode ir fundo e fazer na sua casa. Você vai me agradecer depois!

Veja a receita completa com vídeo do passo a passo:

Essa receita é uma variação da tradicional salada grega e inclui os seguintes ingredientes: melancia, pepino, cebola roxa, azeitona preta ou kalamata, queijo feta, orégano, limão siciliano, azeite, sal e pimenta do reino. Gosto de cortar a melancia em pequenos triângulos e o pepino em rodelas finas ou meia-lua. A cebola roxa deve ser cortada bem fininha. As azeitonas entram sem o caroço. Esses ingredientes entram juntos numa tigela para salada e em seguida coloca-se os temperos. Inclua o suco do limão inteiro. Se a melancia estiver bem docinha, inclua um pouco da raspinha da casca do limão, para acentuar ainda mais o contraste da doçura com a acidez. O sal também é super importante para trazer o equilíbrio ideal a esse conjunto de sabores. Misture tudo e experimente. Por fim acrescente o queijo feta em pequenos pedaços quebrados com as mãos. Sirva em seguida, com fatias de um bom pão ou baguete ligeiramente tostados: suporte ideal para servir essa salada, pois o caldinho que se forma no fundo pode ser usando para umidificar o pão crocante. Outra forma de servir é ao lado de folhas frescas crocantes. 

Veja a receita a seguir:

Comente